Projeto Donas do Café

Donas do cafe capa

UM PROJETO DE EMPODERAMENTO E NOVAS OPORTUNIDADES

O desempenho das mulheres no café cresceu exponencialmente nos últimos anos, e a demanda por café produzido por elas aumentou na mesma proporção. Mostrando que elas podem liderar seus negócios e ganhar espaço no mercado de cafés especiais, o "Donas do Café" vem para trazer visibilidade ao trabalho e aos parceiros da SMC. A importância deste projeto é ilustrada através de sua marca, trazendo a personificação das mulheres produtoras; determinadas e sempre de olho no futuro.

Donas-do-cafe_FATIMA

NOSSA CONEXÃO COM ELAS

Queremos oferecer tudo o que se pode acrescentar ao desenvolvimento profissional de nossas produtoras para que elas alcancem resultados de alta qualidade - palestras, workshops, cursos, rodada de conversa sobre tópicos relevantes e o mais importante: o reconhecimento como produtoras de café por seu trabalho com grãos especiais e selecionados.

CRESCENDO JUNTAS

As primeiras ações de um planejamento onde o objetivo é a partilha de conhecimentos e a união das mulheres parceiras da SMC Specialty Coffees:

Assistência técnica personalizada com o nosso engenheiro agrícola.

Felipe Mesquita auxilia no monitoramento – desde a nutrição e saúde vegetal até a realização da colheita e pós-colheita.

Encontros online sobre temas como:

• A experiência do cliente no campo/cafeterias/mercados e a importância da rastreabilidade.
• O consumo de cafés especiais e a conexão sensorial da produção com o resultado na xícara.
• Exigências do mercado e mudança de hábitos de consumo diante do café especial.
• Melhores práticas de pós-colheita e gestão de safras para melhorar a qualidade do grão.
• Depoimentos de mulheres envolvidas em diferentes setores da cadeia do café.

Você pode conferir nossas transmissões clicando abaixo:

Live Donas do Café - A experiência do café, de ponta a ponta, pelo olhar da mulher. 20/07/2020
Live Donas do Café - Celebrando o Dia Internacional da Mulher.

A ORIGEM

Selecionamos os lotes através do "Especialíssimo", um programa também em parceria com a Cooperativa Cooxupé. O manuseio correto no campo faz toda a diferença. Com suporte técnico, nossas produtoras cultivam cada pé de café com muito amor e dedicação. Veja abaixo o depoimento de algumas de nossas parceiras:

Donas-do-cafe-FATIMA-2

"Meu pai deixou o Sítio Córrego do Adão como herança, para que eu pudesse continuar seu trabalho. Estou tão orgulhosa de ver os cafezais que ele tanto amava produzindo grãos da melhor qualidade e recebendo este reconhecimento".

- Fátima Aparecida Jacob

Donas-do-cafe-ANDREIA

"É uma grande alegria saber que os cafés que cultivamos aqui na Fazenda Canta Galo com tanto amor, chegam às cafeterias de todo o mundo. Eu, minha família e nossa equipe trabalhamos muito para produzir cafés especiais, e a parceria com a SMC é um grande incentivo".

- Andreia Oliveira da Silveira

Donas-do-cafe-ANA-VANESSA

"Produzir café especial foi um sonho meu e de meu marido desde que começamos a produzir café juntos, aqui no Sítio Baixão da Serra. Hoje posso dizer que isso é uma realidade e me sinto muito feliz por isso".

- Ana Vanessa Carvalho

Donas-do-cafe-MARIA-REGINA

"O Sítio Bananal Mirim é meu refúgio. Isso me faz tão bem que as pessoas dizem que eu volto de lá mais feliz do que antes. Eu estudo muito sobre cafés especiais para conhecer as melhores práticas para cada talhão, que por sinal, têm nomes de mulheres".

- Maria Regina Silveira

Donas-do-cafe-JOSI

"O café reúne as pessoas, e é para isso que trabalhamos. Encontrei meu propósito dentro desta atividade. Minha equipe e eu trabalhamos duro para ter grãos de alta qualidade em um ambiente sustentável".

- Josiani Moraes

NOSSO CICLO

Selecionamos os lotes através do "Especialíssimo", um programa também em parceria com a Cooperativa Cooxupé. O manuseio correto no campo faz toda a diferença. Com suporte técnico, nossas produtoras cultivam cada pé de café com muito amor e dedicação. Veja abaixo o depoimento de algumas de nossas parceiras:

Donas do cafe CICLO DDC

INFORMAR: Criar e levar conteúdo às mulheres produtoras através de transmissões ao vivo e reuniões - aqui, plantamos a semente do conhecimento.

ACOMPANHAR: Acompanhamento do pessoal técnico da Cooxupé e SMC no campo e alinhamento das expectativas de produção.

COMUNICAR: Apresentação de nossas ações e dos cafés especiais recebidos pela SMC, através do projeto, a nossos clientes e amigos.

NEGOCIAR: Abrir novos negócios e desenvolver parcerias sólidas e bem sucedidas que ajudarão as mulheres a crescer e melhorar suas atividades.

Acompanhe o projeto através do Instagram da SMC.