Programa Especialíssimo

CAPA ESPECIALISSIMO

UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO E AGREGAÇÃO DE VALOR

A Cooxupé conta com mais de 15 mil cooperados, sendo 90% deste número formados por pequenos produtores que trabalham com agricultura familiar. O Programa Especialíssimo foi criado para lhes possibilitar mais oportunidades, aproximando-os do mercado de cafés especiais com cursos, treinamento, palestras e qualificação profissional.

Em 2016, a SMC Specialty Coffees e a Cooxupé lançaram essa iniciativa a fim de aumentar a produção de cafés especiais identificados entre o volume que a cooperativa recebe anualmente. Isto exigiu um amplo planejamento que resultou em uma série de ações:

Palestra-Especialissimo

Capacitação da equipe técnica

Em parceria com professores e especialistas de instituições brasileiras reconhecidas por pesquisa e avanços na produção de café, a SMC e a Cooxupé trouxeram mais treinamento a todos os seus 69 engenheiros e técnicos agrônomos, assim como aprimoramento para os degustadores de café.

Cursos e treinamentos para os produtores

Para que os produtores possam investir em qualidade, é necessário compartilhar conhecimentos e informações relevantes com foco em nutrição, gerenciamento de safras e pós-colheita. Foi o que fizemos, oferecendo cursos e palestras gratuitas nos centros da cooperativa.

Acompanhamento para consistência

Além do apoio da Cooxupé, a SMC monitora os resultados do programa e conta com um engenheiro agrícola para visitas técnicas com orientação personalizada para cada propriedade. A ideia. é que os agricultores sejam capazes de repetir o sucesso em todas as colheitas e saibam como administrar sua produção. Isso também os aproxima da SMC e do mercado de cafés especiais, apresentando uma nova perspectiva sobre este nicho.

Wilson-e-Adalia

Wilson e Adália, Sítio Três Irmãos, em Capitólio/MG
Conquistaram o primeiro lugar na premiação Especialíssimo de 2020.

O programa também tem como objetivo reconhecer aqueles que se esforçam para alcançar a excelência. É por isso que em 2019 lançamos o prêmio Especialíssimo.

50 cafés especiais são selecionados entre todos aqueles recebidos durante a atual safra. Eles passam pela avaliação de nossos provadores e os profissionais os classificam de acordo com a pontuação de cada amostra.

Além de comercializar seu produto por um preço melhor através da SMC, os produtores que entram nesta lista recebem um bônus, que aumenta de acordo com a posição do café.

"É uma alegria trabalhar com café. Não é tarefa fácil, porém, tem seus desafios, mas vale a pena. Temos que cuidar de cada pé de café como se fosse um filho, com muito amor e dedicação" – Wilson Vicente

Confira abaixo o fluxo do programa:

FLUXO ESPECIALISSIMO

Acompanhe o programa através do Instagram da SMC.