O Nosso Café é Especialíssimo!

Após a primeira premiação do programa Especialíssimo, visitamos cada um dos 10 primeiros colocados, conhecendo de perto da origem dos cafés que fizeram história em 2019, em uma celebração que lembraremos para sempre. Alguns cooperados já estavam familiarizados com cafés de alta qualidade, mas nunca haviam alcançado um resultado tão positivo, e este reconhecimento por parte da cooperativa fez toda a diferença. Já para outros, foi uma surpresa perceber o potencial de sua produção.

José Antônio Lemos, Fazenda Itajaó, em Carmo do Rio Claro-MG

José Antônio Lemos foi um dos que tiveram o primeiro resultado especial. Depois do acompanhamento técnico que recebeu do seu núcleo da Cooxupé em Carmo do Rio Claro, Sul de Minas, e dos esforços de produzir um lote diferenciado, José finalmente recebeu a notícia de que seu café poderia ser comercializado com valor agregado pela SMC e ainda participar de uma premiação. “As pessoas diziam para eu ‘largar mão’ disso, que não ia dar certo, mas eu fui insistente e por fim consegui.” O cooperado, proprietário da Fazenda Itajaó, conquistou o segundo lugar na classificação final. Também da mesma região, Joaquim Pereira recebeu o prêmio de quarto lugar, dividindo a alegria com seu filho, Guilherme, que o acompanhou na produção durante todos os processos.

Quem alcançou o primeiro lugar foi Edenilson de Carvalho, produtor e cooperado do distrito de Caldas, também no Sul de Minas. Seu café, do Sítio Mãe da Providência, recebeu uma alta pontuação além de muitos elogios da equipe de degustação. “Foi uma grande alegria vendo meu sonho ser realizado, e eu sou muito grato às pessoas que me ajudaram e me apoiaram, porque aí sim a sua conquista faz sentido, quando há gratidão.”

Edenilson de Carvalho com sua família no Sítio Mãe da Providência, Distrito de Caldas-MG

Um dos destaques do ranking foi o café da cooperada Nair Gonçalves, que com 107 anos pôde receber em sua casa o prêmio do décimo lugar da premiação Especialíssimo 2019, pelas mãos de Adriano José , que hoje é responsável, junto de sua neta, Nara, pela Fazenda São Miguel.

Adriano Muniz é parceiro de longa data da SMC, já familiarizado com os cafés especiais e pioneiro na cafeicultura de alta qualidade na sua região, em Cabo Verde. Liderando a Fazenda das Almas ao lado de seus filhos Matheus e Thiago, ele recebeu o prêmio de sexto lugar com um de seus micro lotes especiais. Cabo Verde tem se destacado pela qualidade excepcional de seus cafés, e foi dali também o terceiro e o sétimo lugar da classificação. Marcelo Martins e Guilherme Cássio são cooperados que receberam todos os ensinamentos de seus pais a fim de prosseguir na carreira da cafeicultura. Na mesma lista estão Cláudio César Zamarco, de Monte Santo de Minas, Eliandro Zaneti, de Botelhos e José Carlos de Ibitiúra.

Você pode conferir o depoimento de todos eles no nosso Instagram na aba do IGTV.