A temporada de prêmios de 2019 para os cafés especiais

Edenilson Aparecido de Carvalho com sua esposa, Ciomara e sua filha Fabiana com a apresentadora Paula Varejão

Em 2016, uma ideia surgiu, nascida de uma necessidade: ter um projeto desenvolvido para dar oportunidades aos mais de 14 mil cooperados e cooperadas da Cooxupé no mercado dos cafés especiais. Assim, em uma parceria SMC e Cooxupé, os cooperados passaram a ter mais contato com esse nicho. O primeiro passo foram as palestras com o professor e pesquisador Flávio Borém da Universidade Federal de Lavras. Com um conteúdo completo e didático, o professor falou sobre colheita, pós-colheita e como conquistar a alta qualidade modificando alguns passos ao longo da produção. O segundo passo foi dar capacitação aos agrônomos da Cooxupé e aos classificadores e degustadores, para que se inteirassem mais do assunto e estivessem aptos a auxiliar os cooperados. Veja abaixo como foi montado o fluxo do programa:

O resultado foi tão satisfatório que em 2019 demos mais um passo: dar uma identidade própria ao programa, o nomeando de “Especialíssimo”. Para dar mais visibilidade e homenagear aqueles que se esforçaram para alcançar a excelência, foi realizada uma cerimônia de premiação aos 50 melhores cafés especiais da safra 2019. Edenilson Aparecido de Carvalho, do município de Caldas (MG), conquistou o primeiro lugar e mais vinte e cinco mil reais. José Antônio Lemos, de Carmo do Rio Claro (MG) com toda sua alegria e irreverência, foi o vice-campeão, conquistando vinte mil reais. Marcelo Vinícius Martins, de Cabo Verde (MG), ficou em terceiro lugar recebeu seu prêmio de quinze mil reais.


Da esquerda para a direita: Marcelo Vinícius Martins, Edenilson de Carvalho e José Antônio Lemos. Os três primeiros ganhadores do Especialíssimo

Quer saber mais sobre o programa Especialíssimo? Clique aqui e faça o download da nossa apresentação completa.

CUP OF EXCELLENCE: Além do programa Especialíssimo e de sua repercussão, nós tivemos a honra de apoiar Edir José de Carvalho, irmão do Edenilson, ganhador do primeiro lugar no prêmio Especialíssimo, que com o seu café especial obteve o oitavo lugar no Cup of Excellence, o maior concurso de qualidade de cafés do mundo.


Thalles, filho de Edir de Carvalho, representando seu pai na premiação do Cup of Excellence em Lavras/MG

Celebrando seus vinte anos, o Cup of Excellence retornou às raízes e sua edição de 2019 aconteceu na Universidade Federal de Lavras. O filho de Edir esteve presente para representar o pai e levar para casa seu certificado, motivo de orgulho para toda a família.